Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Missa do Crisma



Neste dia, celebramos pela manhã em cada catedral na respectiva diocese, a missa do Crisma, no qual o Bispo com seus presbíteros e diáconos junto do Povo de Deus fixam seus olhos naquele que é Sumo e Eterno Sacerdote. E à tarde dará início ao Tríduo Pascal, a trajetória de Cristo até a cruz e ressurreição.

A celebração da missa do Crisma é a verdadeira festa do sacerdócio ministerial - daqueles, que, recebendo a sua unção do Cristo, no interior do povo dos batizados, agem na pessoa de Cristo, cabeça da Igreja. Especialmente nesta celebração os sacerdotes renovam suas promessas sacerdotais diante dos Bispos.

Também nesta celebração é feita a benção do óleo dos catecúmenos e enfermos. O óleo é Dom do Cristo morto e ressuscitado à sua Igreja, símbolo do Espírito Santo, e que será usada na fronte dos recém-batizados, nas palmas dos neo-sacerdotes, sobre a cabeça dos novos Bispos e serão ungidos o Altar e as colunas das igrejas.

Texto base: Texto base: http://domhenrique.com.br/index.php/liturgia/geral/188-a-quinta-feira-santa

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos