Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 2 de abril de 2011

CONVocações: Abril de 2011: Celebrar a Páscoa

Querido Benfeitor(a),
Que o Senhor te dê a Paz!

Neste mês de abril comemoramos a maior festa do cristianismo: “a Pás­coa”. Assim, neste espírito de gratidão a Deus que tanto nos amou, nós do CON-VOCAÇÕES queremos desejar-lhe, estimado(a) amigo(a) espiritual uma abençoada Páscoa. Desejamos que, de fato, a alegria do Cristo Ressuscitado seja a força que lhe firma os passos na caminhada rumo ao céu.
Daremos início também no Domingo de Ramos a abertura das comemora­ções dos 800 anos da fundação da Ordem de Santa Clara a Nobre jovem de Assis que na noite de Domingo de Ramos de 1212 fugiu de sua casa para seguir os passos da pobreza evangé­lica juntamente com Frei Francisco e seus Irmãos e, desse gesto audacioso na fé , fez nascer na e para a Igreja àquela que conhecemos como II Or­dem Franciscana ou, como mais comumente conhecemos, Ordem de Santa Clara (OSC), ou, Clarissas.
*O interesse pela vida de Santa Clara se dá justamente porque mesmo sendo um estilo de vida iniciado há 8 séculos atrás, antes de antiquado, é atual, questionador, convocador e pro­vocador para os inúmeros desafios humanos e sociais de hoje, como po­demos comprovar em seus escritos.
De fato, podemos colher de seus es­critos e de sua vida, inúmeras respostas e ensinamentos para os pro­blemas de hoje, pois sua vida é profética. Nos seus 41 anos de vida sem sair do mosteiro, Clara demonstra que a vida contemplativa enclausurada não significa passividade pietista e não se identifica com uma falta de empe­nho para com os desafios da vida humana, mas sim, uma contemplação de Cristo, contemplação que leva à transformação. Ela aprendeu a ver o mundo com os olhos do Senhor Cruci­ficado, e nesse espelho encontrou respostas para os dramas da vida hu­mana e, assim, audaciosamente, comprometeu-se com todas as dores do homem, numa terna compaixão.
E Santa Clara nos ensina seu segredo: “Ponha a mente no Espelho da Eterni­dade, coloque a alma no esplendor da glória, ponha o coração na figura da substância divina e transforme-se in­teira, pela contemplação, na imagem da divindade”. O segredo de Santa Clara é a contemplação de Cristo Po­bre e humilde, contemplação que é seguimento, imitação. Somos homens e mulheres sedentos de modelos a se­guir, é fácil perceber isso ao obser­varmos como uma moda se difunde na sociedade, seja uma roupa, jeito de falar ou sorrir e até o modo de se comportar. E para essa sede, Clara nos mostra com sua vida – e esse 8º cen­tenário evidencia isso – que o único modelo, exemplo e espelho, por exce­lência, é o Senhor Jesus Cristo.
 Com este exemplo de Santa Clara, que encontrou, tal como Francisco, na contemplação do crucifixo de São Da­mião, o rosto pobre e ressuscitado do Senhor, Continuamos a pedir e a agra­decer a sua ajuda na formação de novos homens construtores de um mundo de Paz e Bem!
Muito Obrigado!
Que o Senhor vos recompense!


*O trecho seguinte é uma adaptação do texto escrito pelas Irmãs Clarissas do Mosteiro Santa Clara de Deus Trino - DF para http://www.ffb.org.br

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos