Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ordens menores

No dia 23/03 numa missa conventual, Frei Luiz Fernando Rangel OFMConv. recebeu as Ordens Menores do Acolitato e do Leitorato à vista da preparação para as Ordens Maiores que estão por vir. Aproveitamos a ocasião para esclarecer um pouco o que isso significa.
Ordens menores
Dentre os ministérios que, desde os primeiros séculos, se encomendavam aos cristãos, ao serviço da comunidade, alguns foram considerados como «ordens maiores», o sacramento da Ordem – episcopado, presbiterado e diaconado. Mas, desde muito cedo (já no século III). Existem, além disso, subdiáconos, acólitos, leitores, ostiários e exorcistas, além de outros ministérios que não tiveram tanta importância. Nos Ordines Romani (34 e 35) estão as estruturas da sua ordenação. O subdiaconado considerou-se, a partir do século XII, como pertencente às «ordens maiores», enquanto que se chamava «ordens menores» ao leitorado, acolitado, ostiariado e exorcistado.
Papa Paulo VI, em 1972, com o seu Motu Proprio Ministeria Quædam, decidiu rever esta prática. Estabeleceu que se suprimissem o subdiaconado, a tonsura e as «ordens menores», e que ficassem com a qualidade de «ministérios» para a Igreja universal – deixando às Conferências Episcopais o poder pedir a instituição de outros – o do Leitor e o do Acólito, à volta da Palavra e do Altar. Estes ministérios são para leigos, ou seja, não supõem a entrada no ministério ordenado, que se inicia com o diaconado. As funções dos ministérios, substitutos das ordens menores, passaram a ser conferidas por «instituição», em vez de «ordenação», que se reserva exclusivamente ao bispo, presbítero e diácono.
Para quem está no processo formativo, seja numa casa religiosa ou num seminário diocesano, durante o curso da Teologia, os que se sentem vocacionados ao presbiterato, recebem do bispo ou do superior da Ordem, esta instituição.
Frei Luiz Fernando Rangel, OFMConv
Seguem as fotos desta cerimônia:










Frei Luiz recebe a Sagrada Escritura

Frei Luiz recebe as espécies do Pão

Contamos com a presença dos frades e do Formador da Casa de Formação São Francisco de Assis: Frei Donil Alves; do Formador do Convento São Boaventura Frei Robson, Frei Cláudio; Frei Alessandro (vigário de Costa Barros), da promotora vocacional Carmem e amigos do Frei Luiz Fernando. Esta Missa foi presidida pelo Custódio Provincial Frei Antônio Molissani Telles, OFMConv.


Frei Marcelo: salmodiando


Frei Donil proclamando o Evangelho

Homilia do Frei Molisani


Receba a Sacrada Escritura

Receba a espécie do Pão

servindo ao altar

servindo ao altar

servindo ao altar

servindo ao altar







Nenhum comentário:

Os Mais Vistos