Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

domingo, 27 de março de 2011

Franciscanos Conventuais na América Latina: 65 anos

A Custódia Imaculada Conceição foi a primeira fundação na América Latina, depois de uma tentativa sem êxito, por parte da província de Gênova, em Honduras, e de uma da província Romana em Minas Gerais, no início do século.

A possibilidade da província Imaculada Conceição/EUA, fundada em 1872, assegurar o trabalho missionário na América do Sul parece ter sido citado no Capítulo Provincial de 1942.
O primeiro frade franciscano conventual, nos tempos modernos, a tomar residencia no Brasil foi o reverendíssimo Frei Andréas Wild, OFMConv, o qual já havia desenpenhado as funções de comissário geral da Província Húngara e de confessor apóstolico na Basílica São Pedro em Roma.
A efetiva fundação da Ordem, contudo, deveria aguardar o fim das hostilidades. A Província da Imaculada Conceição (EUA), tinha por muitos anos, considerado a possibilidade de enviar seus membros para a América do Sul com o propósito de dar assistência a notável necessidade de padres neste vasto continente.
Encorajado, sem dúvida, por informações de Frei Andréas, o Capítulo Provincial de junho de 1945 escolheu o Brasil como principal campo de trabalho.
                                                                       (...)

Os frades estabeleceram-se no Rio de Janeiro, capital do país na época, a convite de Dom Jaime de Barros Câmara, cardeal arcebispo, do qual aceitaram a paróquia São Pedro de Alcantara, então em processo de organização. O Cardeal afavelmente cedeu ao desejo do provincial de mudar o título da Paróquia para São Franscico de Assis. Mais tarde, ele pessoalmente conduziu Frei Daniel e Frei Cyril a um passeio a lugares possíveis a sua instalação.
Foram todos favoráveis a uma propriedade na Rua Caetano Martins, 42, Rio Comprido, um bairro do Rio de Janeiro, que os donos concordaram em vender por $37.000 e os conselheiros eclesiásticos dos frades, os aconselharam segurar.
                                                                               (...)
A Ordem dos Frades Menores Conventuais, enquanto Custódia Imaculada Conceição, foi organizada civilmente como Associação dos Franciscanos Menores Conventuais. Logo com a chegada dos frades Americanos no Brasil; para que eles pudessem realizar seus trabalhos e serem ao mesmo tempo acolhidos no país, com representatividade jurídica, foi fundada uma associação de direito civil; AOS 28 DE MARÇO DE 1946.

Estamos presentes atualmente no Rio de Janeiro/RJ; Andrelândia/MG; Araruama/RJ; Paraíba do Sul/RJ; Petrópolis/RJ; Juiz de Fora/MG; Costa Barros/RJ

Relação dos Custódios Provinciais:
1971/1973 (como Comissário Provincial) & 1974/1976 (primeiro Cutódio) Frei Otto John Fouser, OFMConv.
1977/1979 Frei Wayne F. Mathews, OFMConv.
1980/1982 Frei Elias James Manning, OFMConv.
1983/1985 Frei André John Lambert, OFMConv.
1986/1988 Frei Evan James Bucci,OFMConv.
1989/1991 Frei Ivar Antônio da Silva, OFMConv. (primeiro brasileiro)
1992/1994 Frei Evan James Bucci, OFMConv.
1995/1997 & 1998/2001 Frei Valdomiro Soares Machado,OFMConv. (dois mandatos consecutivos)
2001/2005 Frei José Goretti Pio,OFMConv.
2005/2009 Frei Donil Alves da Silva Junior,OFMConv.
2010...       Frei Antônio Molisani Telles,OFMConv.

Fonte: Frei Ronaldo Gomes da Silva,OFMConv. HISTÓRICO CUSTODIAL: Araruama/2003.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!


Que a Imaculada Mãe de Deus e nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis interceda pelos frades, formandos, vocacionados, amigos e benfeitores...

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos