Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Orações Franciscanas (parte I)

Orações da Comunidade Conventual – OFM Conventuais

Os Franciscanos, como todos os religiosos, devem cultivar um espírito de oração e devoção em comunhão com toda a Igreja de Cristo! No entanto a Família Franciscana Conventual segue uma maneira peculiar de viver a vida de oração em Fraternidade, a começar nas casas de formação!

Antes de se iniciar qualquer ação litúrgica, os frades (e formandos), a exemplo do Seráfico Pai São Francisco, se prostam diante do Senhor Jesus presente na Eucaristia e ou no altar com esta invocação:

 Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas que estão no mundo inteiro, e vos bendizemos, porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.”

Além dos Frades seguirem o ordinário da Liturgia das Horas como ensina a Santa Madre Igreja, temos por devoção, Tradição e piedade, (conquistados ao longo dos séculos pela Ordem) alguns “florilégios” que fazem parte da identidade franciscana de rezar. Antes de iniciar as Laudes rezamos uma antífona própria para cada dia da semana lembrando algumas metas a seguir:

DOMINGO: Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos. (aleluia).

SEGUNDA: Salve, Santa Clara, mulher admirável, religiosa modelar, mãe venerável, plantinha do nosso Pai Francisco! Clara de nome, preclara pelas virtudes, ilumina-nos no discipulado da altíssima pobreza.

TERÇA: Ó língua bendita de Santo Antônio, que sempre louvastes a Deus e fizestes com que outros o louvassem. Agora se vê claramente quantos méritos alcançastes perante Deus! Santo Antônio, rogai por nós!

QUARTA: Salve, Pai Santo, luz da pátria, modelo dos Menores, espelho da virtude, caminho da retidão, norma dos costumes! Conduzi-nos do exílio da carne ao Reino dos Céus! Fazei crescer, ó Pai nosso São Francisco, esta vinha que vossa mão plantou!

QUINTA: Senhor da messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me!” Que o teu Espírito nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários e o rebanho não pereça por falta de pastores! Maria, mãe da Igreja, desperta-nos para a Missão.

SEXTA: Jesus Cristo se humilhou e se fez obediente, obediente até a morte e morte numa cruz. Por isso, Deus o exaltou, sobremaneira, em sua glória, e deu-lhe o nome mais sublime, muito acima de outro nome.

SÁBADO: Mártir da caridade, São Maximiliano Maria Kolbe, cavaleira da Imaculada, apóstolo do bem e da paz, verdadeiro frade menor! Lembrai-nos que não há maior amor do que dar a vida pelos irmãos!

Outro detalhe na Liturgia da Horas observado pela Ordem Franciscana Conventual é uma tradição do Sacro Convento de Assis (onde está os restos mortais de São Francisco e é guardado pelos Franciscanos Conventuais) é  a seleção dos salmos invitatórios para cada dia da semana, afim de não repetí-los nas salmodias dos Ofícios:

Domingo: Salmo 66
Segunda: Salmo 99
Terça: Salmo 94
Quarta: Salmo 23
Sexta: Salmo 94
Sábado: Salmo 99

Antes de sair da Igreja, no término de qualquer ação litúrgica, diante do Senhor na Eucaristia e/ ou Altar, prostrados se faz a seguinte oração:
“Bendita seja a Santa e Imaculada Conceição da Virgem Maria, Mãe de Deus! Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!”  

Esta oração faz parte de uma antiguíssima tradição da Ordem dos Frades Menores Conventuais em reverência a Mãe de Deus e a Seu Filho!
É bom ressaltar que todo cristão batizado deve cultivar a oração no seu dia a dia! Sobretudo um Frade  que é um Consagrado a Deus! Este deve fazer da sua vida um sinal de comunhão com o Senhor da sua vocação! Por isso, rezar NUNCA  é demais! E não deve fica restrito às casas de formação! Sem um espírito de oração pessoal e conventual o religioso se torna árido para si mesmo e para aqueles ao qual deve servir!


Em breve mais, detalhes sobre a meditação e a oração noturna dos Franciscanos Conventuais!

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos