Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Instrução Geral do Missal Romano





Com Ir. Míria Therezinha Kolling, ICM



A Instrução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionário, publicada pela CNBB, é o texto oficial que contém todas as normas e orientações para celebração do mistério eucarístico. As orações, leituras bíblicas, o Prefácio e as Orações Eucarísticas, os diversos ritos e funções de cada ministro, também a música e o canto litúrgico, assim como o espaço celebrativo, enfim tudo o que diz respeito aos elementos que fazem parte da Celebração eucarística, a maneira como as comunidades cristãs celebram a eucaristia, está ali contido. O Documento nos diz “como” e “porque” celebrarmos, “o que” e “para que” celebramos. A finalidade é sempre favorecer a participação plena e frutuosa do povo de Deus na Eucaristia, porque é toda a comunidade que celebra o Mistério de Cristo. 

Tais orientações, por sua vez, por sua vez, baseiam-se no Missal Romano, usado na Igreja de rito romano, que a partir do Concílio Vaticano II promoveu profunda renovação litúrgica, reconhecendo que na Liturgia há uma parte imutável de divina inspiração, e outra flexível, que pode e deve mudar, adaptando-se aos tempos e locais, às diversas culturas e necessidades pastorais, para melhor se compreender e viver o mistério celebrado. Instrução Geral é, de fato, o melhor manual sobre o mistério eucarístico e o modo de celebrá-lo. Ela nos faz compreender a Missa em sua dimensão celebrativa do Mistério Pascal de Jesus Cristo e da sua Igreja, como Ceia do senhor. É uma riqueza, porque trata da Eucaristia em seu aspecto teológico, litúrgico, espiritual e pastoral, sendo um verdadeiro diretório teológico-pastoral. E é também garantia de unidade litúrgica, em meio a tanta diversidade de línguas e usos, costumes e tradições, povos e culturas.
São dois os livros principais que fazem parte do Missal Romano: o Missal ou Livro do Altar, que contém as orações e os cantos que a comunidade dirige a Deus ao longo do ano litúrgico, o chamado “Ordinário da Missa”, as Orações Eucarísticas, enfim as normas para a correta celebração, além de possibilidades de mudanças e adaptações, sendo o livro principal da nossa celebração cristã. E o Lecionário, onde estão distribuías e ordenadas as leituras bíblicas que se proclamam na Missa, em 4 volumes: O Lecionário Dominical e Festivo, que compreende as leituras dos três ciclos: (A,B,C), dos domingos e solenidades, para que sejam lidas “ dentro de um período determinado de anos as partes mais importantes da Sagrada Escritura” (Sacrosanctum Concilium 51); o Lecionário Ferial, para os dias da semana; o Lecionário Santoral, para as Missas Votivas, Rituais, quando na Missa se insere a celebração de algum sacramento ou rito (Batismo, Confirmação, profissão religiosa, exéquias, etc).
Entre as versões do Missal Romano, de grande auxílio, indispensáveis para as comunidades, citamos as três abaixo, que de certa forma se completam:

*Instrução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionário – Brasília, Edições CNBB, 2008 – 2ª edição, 2009 – TEXTO OFICIAL;

* Instrução Geral sobre o Missal Romano- 3ª edição- comentário de J. Aldazábal – Ed. Paulinas – 2ª Edição, São Paulo, 2009;

* Instrução Geral sobre o Missal Romano – Apresentação de Frei Alberto Beckäuser, Ed. Vozes – Petrópolis, 2004.
                                                                   (...)

Os presbíteros, diáconos, equipes de Liturgia e de Canto, e de modo geral os agentes de pastoral da comunidade, devem ter esses documentos, conhecer, acolher, assimilar e colocar em prática tais orientações, pois, segundo Aldazábal, “o exterior, o modo de celebrar, expressa e alimenta nossa atitude interior de fé nos diversos momentos da celebração, e ajuda-nos a celebrar com espírito eclesial”.     

*TRECHO DO ARTIGO “MÚSICA E LITURGIA” DA REVISTA AVE MARIA Páginas 30-31.ANO 112/ FEVEREIRO DE 2011. revista@avemaria.com.br.

Um comentário:

jose maria xavier disse...

OI boa tarde!

Estou fazendo curso para diacono permanente -itapipoca ceara- meu proximo trabalho é sobre liturgia baseado na introdução geral ao missal romano e introdução ao lecionario e gostaria de receber orientações esse mateiral

Os Mais Vistos