Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Lectio Divina Sagrada Familia

LECTIO DIVINA – 26 de dezembro de 2010 - Sagrada Família
TEXTO BÍBLICO: Mateus 2,13-15.19-23
A fuga para o Egito - Um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: — Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la. José levantou-se no meio da noite, pegou a criança e sua mãe e fugiu para o Egito. Ficaram lá até a morte de Herodes. Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito.
A volta do Egito - Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse: — Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e volte para a terra de Israel, pois as pessoas que queriam matar o menino já morreram. José se levantou, pegou a criança e a sua mãe e voltou para a terra de Israel. Quando soube que Arquelau, filho do rei Herodes, estava governando a Judeia no lugar do seu pai, teve medo de ir morar lá. Depois de receber em sonho mais instruções, José foi para a região da Galileia e ficou morando numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que os profetas tinham dito: O Messias será chamado de Nazareno.

MESSIAS: o Salvador prometido no Antigo Testamento. Messias (hebraico) é o mesmo que Cristo (grego) e quer dizer “Ungido” (João 1,41).

1 – LEITURA - O que diz o texto? - Indicações para a leitura
Depois da celebração do Mistério do Natal do Senhor a Igreja nos apresenta a imagem da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. Deus o Todo poderoso, não somente se faz homem, carne, história e tempo... Mas também assume de tal modo a vida dos homens que escolhe crescer e desenvolver-se numa família: a Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José. É bom, ver esta celebração como um "eco" direto da celebração do Natal e do Mistério da Encarnação.
O texto evangélico apresenta dois episódios:
· Versículos 16-18: Viagem da Sagrada Família ao Egito;
· Versículos 19-23: Regresso da Sagrada Família a Nazaré
No primeiro episódio, a Sagrada Família experimenta a realidade de ser "desalojada", de ter que emigrar para sobreviver. No segundo episódio, José, obedecendo à Palavra de Deus, regressa à sua terra. Por medo do filho de Herodes, que governava aquela região, prefere ir instalar-se na aldeia de Nazaré, na região da Galileia.
Textos bíblicos para confrontar: Os 11,1; Ex 2,15;4,22;4,19-20; Ap 12,4-6 e Lc 2.39.
Veja no mapa Bíblico o possível percurso entre Belém na Judéia até o Egito. Imagine o longo caminho realizado pela Família de Nazaré.

Perguntas para a leitura:
· Como começa o texto? Como José descobre a vontade de Deus?
· O que Deus disse a José em sonho? Como José reage? O que faz?
· Como José reage: fica tranqüilo ou assume a responsabilidade sobre seu filho?
· Qual o primeiro lugar onde a Sagrada Família se aloja?
· Quando podem regressar? Como descobrem o momento justo do regresso?
· Para onde querem regressar? Por que não podem estabelecer-se ali? Quem está governando no lugar de Herodes o Grande?
· Onde se instalam definitivamente? Em qual região e cidade?

2 – MEDITAÇÃO - O que me diz o texto? O que nos diz o texto?
Perguntas para a meditação:
· O que é que me chama mais à atenção neste trecho da Sagrada Família?
· A Sagrada Família é ideal para minha própria família no hoje ou no futuro?
· Que fazer para que minha experiência familiar siga o modelo da Sagrada Família?
· Quais são as dificuldades sérias, os problemas mais delicados da minha família?
· Que fazer para melhorar ainda que seja pouco meu relacionamento familiar?
· Tenho tido dificuldades para fixar minha vida ou a vida da minha família?
· Rezo à Sagrada Família por minha família e as famílias da minha comunidade?
· Sou paciente, a exemplo de Jesus, Maria e José, em meio às dificuldades da vida?

3 – ORAÇÃO - O que digo a Deus? O que dizemos a Deus?
Para a oração, podemos utilizar o texto da Oração no começo da Missa (logo após o Glória) para a festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José: “Senhor, Pai santo, que na Sagrada Família nos destes um modelo de vida,concedei que, imitando as suas virtudes familiares e o seu espírito de caridade, possamos um dia reunir-nos na vossa casa para gozarmos as alegrias eternas.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo”.

4 – CONTEMPLAÇÃO
Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?
Para interiorizar esta Palavra neste momento da contemplação, propomos algumas linhas do discurso do Papa Paulo VI, proferido em sua visita a Nazaré em janeiro de 1964: Nazaré é a escola onde se começa a entender a vida de Jesus é a escola onde se inicia o conhecimento de seu Evangelho.Aqui aprendemos a observar, a escutar, a meditar, a penetrar no sentido profundo e misterioso desta simples, humilde e encantadora manifestação do Filho de Deus entre os homens. Aqui se compreende inclusive, talvez de uma maneira quase inconsciente, a imitar esta vida.

5 – AÇÃO - Com o que me comprometo? Com o que nos comprometemos?
Propostas pessoais
· Além das dificuldades que podemos haver experimentado na própria família, devemos buscar aprender a valorizar os aspectos positivos;
· Rezar por aqueles membros da família mais necessitados da presença de Deus.

Propostas comunitárias
· Dialogar com o grupo sobre as características da Sagrada Família que hoje são tão necessárias para as futuras famílias que se formam em nosso tempo;
· Ler em grupo as orações do Rito para a Celebração do Matrimônio sobre os compromissos do casal. Pedir o livro a algum sacerdote ou na secretaria paroquial

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos