Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Fragmento da homilia da Imaculada Conceição (Fr. Robson, ofm conv)

Caríssimos Irmãos

Estamos em pleno Tempo do Advento, tempo de feliz expectativa e esperança para o Senhor que vem.
Neste tempo, em que somos chamados à esperança de nos encontrar plenamente com o Senhor Jesus, a liturgia abre-nos um parêntese para celebramos o mistério da Imaculada Conceição de Maria, a Mulher em que se realizou plenamente, desde o primeiro instante da sua existência, o desígnio salvífico de Deus.
Hoje, a Igreja nos convida a contemplarmos este grande mistério: Maria, a Imaculada! Diante deste mistério devemos nos perguntar: o que significa “Maria, a Imaculada?”, este título tem algo a nos dizer?
Maria Imaculada! Essa dimensão da vida de Maria que celebramos na sagrada liturgia deve nos encantar, tornar a nossa vida mais bela e preencher de beleza o nosso cotidiano.
Ao contemplar o ícone de nossa Capela a ela dedicada, sempre me pergunto: como não olhar para ela extasiados, admirados e comovidos? Por isso lhe chamamos Imaculada, sem mancha, que nunca conheceu o pecado. Nela a bondade de Deus superabundou! Maria está aí diante de nós como sinal de consolação, de encorajamento e de esperança!

Quem nunca sentiu o desejo de vencer o pecado, a tentação, a fragilidade de ser humano? Eu! Todos nós! Por isso acredito que só quem na sua vida cristã nunca sentiu tal desejo, não sente o fascínio de uma mulher imaculada.

Hoje, ela se dirigi a cada um de nós, dizendo: “Tem coragem de ousar com Deus! Tenta! Não tenhas medo Dele! Tem a coragem de arriscar com a fé! Tem a coragem de arriscar com a bondade! Tem a coragem de arriscar com o coração puro! Compromete-se com Deus, e então verás que precisamente assim a tua vida se há de tornar ampla e iluminada, não tediosa, mas repleta de surpresas infinitas, porque a bondade infinita de Deus jamais se esgota. Tem coragem!
Obrigado Trindade Santa, pelo grande sinal da sua bondade que nos concedeu em Maria, Mãe da Igreja. Neste dia queremos lhe pedir que ponha esta bendita Mulher sempre mais em nosso caminho de discípulos, de consagrados... Que a tenhamos sempre diante de nós e por sua intercessão sejamos anunciadores da paz e do bem.

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos