Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Notícias da Assembléia da FALC em Julho de 2010

Aos Irmãos da América Latina e toda a Ordem, o Senhor vos dê a paz! 
Em 19-23 julho de 2010, após 64 anos da chegada dos Frades Menores Conventuais da América Latina, após 800 anos da aprovação oral da Forma de Vida de São Francisco de Assis, estamos encontrados no Convento histórico de Tarata (Bolívia), pertencente aos Frades Menores, para uma conferência com o tema: “A nossa identidade e presença Conventual na América Latina, à luz do VIII Centenário da origem do carisma franciscano.”
Pela primeira vez na América Latina (AL) a Ordem se reuniu em sessão plenária, numa maneira de realizar um evento de comemoração e de reflexão em comum. 43 frades eram representantes de diversos órgãos e presenças no nosso continente, os ministros, formadores, formandos e convidados. Organizado pelo Ministério da Reflexão (MIREFALC) foi uma ocasião para partilhar a riqueza da diversidade Conventual Franciscana no continente, em um clima de abertura, interpelação mútua, questionamentos, ouvindo a Palavra, a alegria fraterna. Temos sidos interpelados pelos seguintes tópicos: Formação para a missão, a memória dos mártires, eclesiologia e contribuições correntes.
 É claro que esta mensagem de curta duração não faz justiça à riqueza experimentada nas celebrações, troca de experiências, a comunicação verbal e corporal, os desafios dos conteúdos, o clima de fraternidade... Realmente, esta conferência foi um dom de Deus, como para os trabalhos, aos estímulos recebidos e convivência. Esperemos que tanta riqueza, ou pelo menos parte dela, pode ter uma recepção positiva em nossa presença  Franciscana Conventual na América Latina , para ser sempre mais significativa e profética. 

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos