Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição dos Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sala de Imprensa da Santa Sé recorda os cinco anos de pontificado de Bento XVI



Papa_BentoNesta segunda-feira, 19, o papa Bento XVI completa cinco anos de pontificado. Sua eleição foi anunciada às 18h43 do dia 19 de abril de 2005 e ele é o 264º sucessor de Pedro.
Recordando a data, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, dedicou seu editorial para “Octava Dies”, o semanário informativo do Centro Televisivo Vaticano.
“O tempo passou rapidamente e os acontecimentos sucederam-se num ritmo intenso nos cinco anos,agora já completos, deste pontificado. Para os ler corretamente, há que voltar com o pensamento à Capela Sistina, à manhã após a eleição, quando o novo papa, recolhendo a herança espiritual do seu grande predecessor, indicou as prioridades que haveriam de orientar o seu serviço 'na vinha do Senhor."
São elas: a relação do homem com Deus, que se nos revelou em Jesus Cristo, encontrado de modo especial na Eucaristia, no culto da Igreja. O compromisso de se empenhar, "sem poupar energias", em reconstituir "a unidade plena e visível de todos os que seguem a Cristo". O desejo de responder ao "pedido de ajuda da parte da humanidade de hoje, que, abalada por incertezas e receios, se interroga sobre o seu futuro". O diálogo "aberto e sincero" com os que seguem outras religiões ou com os que procuram simplesmente resposta às questões fundamentais da existência, "para a busca do verdadeiro bem do homem e da sociedade".
Padre Federico Lombardi ressaltou que estas têm sido as grandes prioridades do pontificado de Bento XVI. “[...] Empreendidas com coerência e com coragem, num contexto tantas vezes minado por tensões e obstáculos. Mas Bento XVI tinha dito que não procuraria fazer brilhar a sua própria luz, mas sim a de Cristo”, disse.

O diretor recorda algumas etapas das viagens internacionais de Bento XVI, como Auschwitz, Istambul, Nova Iorque, Sydney, Paris, a África, Jerusalém. E alguns momentos significativos, em sinagogas e mesquitas, e as publicações de encíclicas sobre a caridade, sobre a esperança, sobre a ética no desenvolvimento, na economia e no respeito pelo meio ambiente.
"Um balanço rico e denso, de serviço a Deus e à humanidade. Um caminho a prosseguir com uma rota segura", conclui.
CNBB com Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos