Ordem dos Frades Menores Conventuais - Custódia Provincial Imaculada Conceição - Franciscanos Conventuais do Rio de Janeiro - PAZ & BEM!!!

sábado, 10 de abril de 2010

Crucifixo Franciscano de São Damião


O CRISTO DE SÃO DAMIÃO por Frei Richard Moriceau, o.f.m.cap.
.



Este texto é o comentário de uma instalação áudio-visual, não é vendido no San Damiano Crucifixo.

O crucifixo de São Damião é um ícone de Cristo em glória. É o fruto da meditação silenciosa, a contemplação cuidadosa, acompanhada por um tempo de jejum.

O ícone foi pintado em tela, logo após 1100, e depois colada sobre madeira. Obra de um artista desconhecido do vale da Úmbria, é inspirado no estilo românico do tempo e na iconografia oriental. Este cruzamento, de 2'10 m de altura por 1,30 de largura, foi feito para a igreja de "San Damiano, Assisi". Quem pintou, não suspeitam que a importância desta cruz teria para nós hoje. Ela exprime a fé da Igreja. Quer tornar visível o invisível. Quer em, através e além da imagem, as cores, a beleza, o mistério de Deus.

Admitamos, então, este ícone de uma porta do céu, que foi aberta graças a um crente.

Agora vamos olhar para nós saber, lê-lo em detalhe. Agora sabemos orar.

O São Damião é, dizem, o mundo o mais amplamente crucifixo. É um tesouro para a família franciscana.

Ao longo dos séculos e das gerações, irmãos e irmãs da Família Franciscana estava prostrada diante do crucifixo, pedindo luz para realizar a sua missão na Igreja.

Atrás deles, e seguindo o seu exemplo, incorporémonos ao olhar de Francisco e Clara. Se o Cristo falou para nós até hoje! Orémosle. Ouvi-lo. Vamos a ele com palavras de Francisco:

"Altíssimo, Glorioso, Deus
ilumina as trevas do meu coração
e dai-me uma fé direita, uma esperança certa e uma caridade perfeita
senso e conhecimento,
Ó Senhor,
para fazer seu santo e verás mandato " (PrCr).


Escavar na contemplação de Cristo

À primeira vista, vemos imediatamente a figura central de Cristo. Dimensional personagem é o mais importante. Capa muito da Cruz. Além disso, e acima de tudo, está sobre os méritos de Cristo, e ele, sozinho, é cheio de luz. Seu corpo inteiro é luz. Destaques sobre os outros personagens, é como antes. Depois de seus braços e pés, preto simboliza o túmulo vazio: a escuridão é um sinal das trevas.

A luz que inunda o corpo de Cristo, nasce de dentro de sua pessoa. Seu corpo irradia claridade e vem iluminar. Eles vêm à nossa mente as palavras de Jesus: "Eu sou a luz do mundo quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8:12). Como direito Francisco, quando ele orou: "Alto, glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração."

Este é um Cristo inspirado no Evangelho de João. Cristo é a Luz, e também o Cristo glorioso. Sem tensão ou dor, é pé na cruz. Lá ele trava. Sua cabeça não está usando uma coroa de espinhos, usa uma coroa de glória.

Estamos do outro lado da realidade histórica da coroa de espinhos que existiam poucas horas e sofrimento que ele ganhou a coroa de glória. Olhando para ele, pensando talvez em sua morte, em suas dores, que aparecem várias faixas: o sangue, as unhas, a ferida no seu lado, e, no entanto, estamos além da morte. Contemplar o Cristo glorioso, vivo.

Não nos lembrar todas as nossas dores, um dia, será transformado em glória?

Cristo denota doação, abandono confiante no Pai. Ele diz no Evangelho de João: "... Eu dou minha vida ... Ninguém a tira de mim, eu na minha própria ... Ninguém tem maior amor do que dar a vida por seus amigos "(Jo 10:17-18, 15:13). Aí vem a Cristo, que é dado. Parece oferecer, pronto para tudo, confiantes no Pai.

Não somos convidados a seguir seus passos, a dar-nos também, para dar a sua vida?

Cristo é também aquele que acolhe o mundo. Ele tem os braços abertos, como se quisesse abraçar o universo.

Suas mãos estão abertas para acolher e produzir nelas. Eles também se abrem, convidando-nos a olhar além de nós, no céu. Não estão abertas também para ajudar a sustentar nossos passos e levantar-se depois de cair?

O rosto de Cristo

O rosto de Cristo é um rosto sereno, pacífico. Em consonância com a bela tradição de ícones, tem olhos grandes, boca pequena, orelhas quase invisível. Por quê? Na contemplação do Pai, o mundo de glória, já não precisa da palavra, nem existe, porque ouvem. Basta olhar, a olhar com amor. Como Cristo Pai assistindo.

Seus olhos estão abertos. Eles vêem através de nós para todos os homens. Seu olhar envolve aqueles que estão próximos, a quem eles fornecem, mas é, por sua vez, sensível a todos. "Este é o meu sangue derramado por vós e por causa da multidão" (cf. Mt 26:28). Com o seu olhar alcança todas as gerações, as pessoas hoje em dia, tudo o que será. Ele chega para salvá-los todos.

Em suma, é o Cristo vivo, cheio de serenidade e de glória, deixou seu pai e se virou para os homens. Eis aqui o Cristo contemplado por Francisco!

O ícone do topo

Em primeiro lugar, a partir do fundo, uma inscrição em vermelho e preto, com as palavras "Iesus Nazarenus Rex Iudeorum", "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus". Este texto refere-se explicitamente nos o Evangelho de João (Jo 19,19). Os outros evangelistas dizem: "Jesus, Rei dos Judeus". A nomeação do ícone, então o texto de João com a palavra Nazareno. Um gesto simples, mas um detalhe importante para o Francisco. Nazareno é a memória da vida pobre, escondido e laboriosa de Jesus. Jesus trabalhou com suas mãos. O da glória, que é tudo LUZ, passaram pela pobreza de Nazaré, pelo trabalho humano.

Por sinal, um círculo. No círculo, um personagem, o Cristo da Ascensão.

Sobe. Parece que subir uma escada. Deixar o túmulo, representada na escuridão perto do círculo. Ele vai para seu pai. Traga a mão esquerda uma cruz de ouro, um sinal de sua vitória sobre o pecado. Estenda sua mão direita em direção ao pai.

A cabeça de Cristo está fora do círculo. E nesse círculo, a iconografia é um símbolo de perfeição, plenitude. Mas a perfeição humana e integridade não pode cobrir Cristo. Cristo transcende toda a plenitude. Assim é o rosto acima do círculo.

A esquerda ea direita, alguns anjos. Olham a vinda de Cristo em glória. Eles são caras felizes. Cristo está satisfeito com eles, e ainda se virou para todos, sem tirar os olhos do padre. Na sua Ascensão, Glória, Jesus Salvador continua a sua missão.

O semicírculo no ápice da cruz

Um círculo, que é apenas o fundo. O outro é invisível. Este círculo simboliza o pai. O pai, conhecido por aquilo que Cristo revelou ele, continua, diz Francis, o desconhecido, o insondável, a tudo o resto.

Portanto, vemos apenas um semicírculo. O resto, ninguém sabe. O mistério de Deus é incompreensível para nós hoje.

Em um semicírculo, uma mão com dois dedos estendidos. É a mão do Pai que enviou seu Filho ao mundo e, por sua vez, recebe a glória.

Os dois dedos pode ter um duplo significado: lembre-se as duas naturezas de Cristo, o homem e Deus. Este é o Filho do Pai. Ou, diga o Espírito Santo. Dizemos em Veni Creator: "Digitus dexterae Paternae": "O dedo da mão direita do Pai". Isto é chamado o Espírito Santo. Em seu discurso de abertura do IV Concílio de Latrão, o tempo de Francisco, Inocêncio III, fala do Espírito Santo chamado dedo de Deus.

É incrível ver como este ícone evoca todo o mistério da Santíssima Trindade: Francisco não podia ver o Cristo sem anexar o Pai eo Espírito Santo. A contemplação desse ícone pode ser ajudado, talvez, vislumbrar a plenitude de Deus.

E nós? Não nos deixemos guiar pelo Espírito de penetrar no mistério de Deus?

Os braços da cruz

No âmbito de cada mão e no antebraço de Cristo são dois anjos. O sangue das feridas limpas, e derrama seu braço sobre os personagens localizado abaixo. Todos são salvos pela Paixão.

Nas extremidades dos braços da cruz, duas personagens parecem vir. Indicado pela mão túmulo vazio, simbolizado pelas trevas por trás os braços de Cristo: não são as mulheres que vieram ao túmulo para embalsamar o corpo e os dois anjos que lhes mostrar Cristo Glorioso?

Em ambos os lados de Cristo

No flanco de Cristo, existem cinco personagens intimamente unido a ele que estão no Evangelho de João: "Junto à cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã de sua mãe Maria, mulher de Cléofas e de Maria Madalena" (Jo 19:25 .)

Vamos a estes personagens, cujos nomes aparecem no fundo das suas imagens.

À direita de Cristo são Maria e João. João fica ao lado de Cristo, como na Ceia. Foi ele que viu através de seu lado, sangue e água para fora da ferida, e que testemunharam verdade (Jo 19:35).

Maria, rosto sério é sereno: nenhum traço exagerado sua dor é realmente a serenidade do crente que aguarda a pé da cruz, e cuja esperança é não decepcionar. Sobre a mão esquerda no queixo. Na tradição do ícone, este gesto significa dor, admiração, reflexão. Com a mão direita apontando para Cristo. John faz o mesmo gesto e olha para Maria, pedindo o significado dos fatos.

Não contém, nesta pintura e essas atitudes, a todo o ensino sobre o papel de Maria, que nos conduz a Cristo e nos ajuda a entender?

"Francisco não entendia bem o papel de Maria? E nós? Maria reconhece seu verdadeiro papel: ensinar-nos a conhecer a Cristo?

Cristo flanco esquerdo há três personagens: Duas mulheres e um homem. É Cristo, Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago Menor: as duas mulheres que chegaram primeiro ao túmulo na manhã de Páscoa. Com a mão esquerda no queixo, Maria Madalena expressa a dor, enquanto a outra Maria, a mãe de Tiago, ele apontou com a mão de Jesus ressuscitado, pedindo-lhe para não se fechar em seu próprio sofrimento.
Juntamente com as duas mulheres, um homem:
O centurião romano que estava antes de Cristo, e vendo que "tinha terminado dessa maneira, disse:" Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus "(Mc 14,39). É o modelo para todos os crentes. Parece segurar em sua mão esquerda o livro no qual estava escrito a frase. Com a mão direita e levantou três dedos, define a sua fé no Deus uno e trino: Pai, Filho e Espírito Santo.

Acima do ombro esquerdo do centurião romano aparece uma cabeça minúscula e, por trás, como um eco, outras cabeças. Não é a multidão, todos os fiéis que vêm ver Cristo e entrar em seu mistério e reavivar a nossa fé?

Aos pés de Maria, uma figura menor. Nós lemos o seu nome: Longino. É o soldado romano. Olhe para Cristo, e tem nas mãos a lança perfurou seu lado.

Por outro lado, ao pé do centurião, um outro personagem. Apoia a mão no quadril, e parece zombar do Cristo crucificado. Suas roupas sugerem que o chefe da sinagoga. Seu rosto está de perfil. Surpreendentemente, um ícone, cujos personagens são geralmente de cabeça no lado da luz. Este homem ainda não atingiu a luz de Cristo. É necessário que o outro lado do rosto, que não é, sair do escuro e é iluminado pela Ressurreição.

Aos pés do Cristo

Aos pés da cruz, à direita, há duas personagens: Pedro, com uma chave, e São Paulo. Deve ser outro. O tempo foi apagado. Eram, talvez, os santos do Antigo Testamento, São Damião, patrono dessa igreja, talvez até San Rufino, o patrono da catedral de Assis. O sangue se espalha a partir das feridas neles e purifica-los.

Sobre Pedro metade, até a perna esquerda na frente do Cristo, um galo desafio. Ele evoca a negação de Pedro eo nosso. É o símbolo, também, o novo amanhecer. Sauda com ela cantando os primeiros raios do sol e nos convida a deixar o sonho de entrar para a luz de Jesus ressuscitado.


* * *

O Cristo de São Damião, recentemente referido, contém uma impressionante densidade teológica. Nele encontramos a evocação do mistério trinitário e plenitude de Cristo encarnado, crucificado e ressuscitado. Unido com o seu próprio no céu da Ascensão, que esteja permanentemente voltada para nós. Sua missão é salvar a todos nós. Enfrentamos o total mistério pascal.

Cristo não está apenas na cruz. Está no meio de um povo, simbolizada pelas personagens que o cercam e testemunharam sua ressurreição. Hoje, também, mantém vivo na sua Igreja. Convites para aqueles que parecem ser suas testemunhas.

Nós ouvimos sua chamada?

* * *

Francisco olhou interrogativamente detenção de crucifixo. E ele tornou-se uma estrada que levava à contemplação do seu Senhor. Foi o ponto de partida da sua missão: "Ide e repara a minha Igreja".

Francisco também sempre deixou porque ele viu que a educação (criação, os leprosos, os seus irmãos ...). Não aprendi muito frequentemente atrasando seus olhos solene sobre este ícone?

Seu biógrafo Celano diz que Cristo falou a Francisco. Podemos agora compreender o significado desta frase e vamos começar por Cristo, para participar na construção da Igreja, nas pegadas de São Francisco.

Deixe esta meditação ajuda-nos a amar o crucifixo de São Damião, neste ícone!

Nenhum comentário:

Os Mais Vistos